São Paulo, sábado, 10 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Combustível é contrabandeado

ANDRÉ FONTENELLE
DO ENVIADO ESPECIAL A BELGRADO

A imprensa romena denunciou ontem o contrabando de combustível para a Sérvia pela fronteira com a Romênia, violando o embargo petrolífero imposto pelas Nações Unidas aos sérvios.
O Condado romeno de Caras-Severin, que faz fronteira com a Sérvia, estaria consumindo muito mais combustível que o habitual -420 toneladas por dia, segundo um estudo do governo local.
A cidade de Moldova-Nova, ao lado do rio Danúbio, seria o principal centro do tráfico de combustível. Basta atravessar o rio para estar em território sérvio.
Moldova-Nova, que tem 10 mil habitantes, tem 20 postos de combustível. Eles serviriam de cobertura aos contrabandistas.
Segundo a agência de notícias "Rompres", o combustível é transportado em lanchas, à noite, através do Danúbio. A apenas 90 km de Belgrado, a capital sérvia, Moldova-Nova é o ponto de passagem ideal.
Os traficantes sérvios pagariam até 2 marcos (cerca de US$ 1,40) pelo litro de gasolina, cinco vezes mais que o preço oficial na Romênia. No mercado paralelo da Sérvia, a gasolina pode custar até 5 marcos.
A polícia romena pouco pode fazer para impedir o contrabando.
(AFt)

Texto Anterior: Sérvio linha-dura quer negociar
Próximo Texto: Líder do cartel de Cali é preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.