São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE sugere adoção do voto distrital misto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Velloso, leva na próxima semana ao Congresso proposta de implantação do voto distrital misto.
O modelo foi aprovado ontem pela comissão de estudos do TSE para a reforma eleitoral, aproveitando proposta de Fernando Henrique Cardoso apresentada em 1991.
O sistema distrital misto vai permitir ao eleitor dois votos para deputado federal: o eleitor elege um candidato da região (o mais votado no distrito) e outro no Estado, pelo sistema proporcional
(cada partido elege um número de deputados proporcional ao de votos).
O relatório final, que será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado, exige que cada candidato esteja filiado ao partido há pelo menos quatro anos.
As coligações de partidos para as eleições proporcionais (deputados federais, estaduais e vereadores) serão proibidas. ``A intenção é fortalecer os partidos políticos e a representação no parlamento", disse Velloso.
Pesquisa
Os senadores do PMDB e do PSDB que articulam o fortalecimento da social-democracia vão fazer pesquisa no Congresso para saber o que os parlamentares querem da reforma partidária e eleitoral que deve haver no país.
O grupo acha necessário unificar a linguagem dos deputados e senadores que são simpáticos à social-democracia.
Dez senadores reuniram-se na terça-feira passada, na casa do senador Ney Suassuna (PMDB-PB). Esses senadores do PMDB e PSDB pretendem fundir os dois partidos numa única legenda.

Texto Anterior: FHC anuncia mudança da CVM para o Rio
Próximo Texto: Arrepios nacionalistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.