São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A magia da vassoura

MOACYR SCLIAR

``As minhas colegas não gostaram quando o prefeito nos botou a varrer rua. Antes a gente tinha muito mais liberdade, elas diziam. Pode até ser verdade. Porque a gente não era empregada de ninguém, sabe? A gente trabalhava quando dava na telha. Claro, não dava para vadiar, a vida tá difícil, mas quem não tem patrão se vira mais fácil.
Os nossos antigos fregueses também acharam a idéia ruim. Estavam acostumados a nos encontrar sempre disponíveis. Agora, para arranjar mulher, eles têm até de viajar para outra cidade. Ouvi dizer que estão pleiteando da prefeitura uma espécie de vale-transporte. Acho justo.
Eu também estranhei este novo emprego. Não que não goste de trabalhar; até gosto, e me criei limpando a casa, arrumando coisas. Mas estava meio desacostumada, sabe? Fazia muito tempo que eu não pegava uma vassoura. Tive até de aprender de novo a varrer.
Não foi difícil. A vassoura que a prefeitura dá prá gente é ótima. Vassoura de gente fina. Dá gosto trabalhar com ela.
E aí eu fico varrendo e imaginando coisas... Eu sou assim, meio sonhadora, as colegas até riam de mim, diziam que eu vivia no mundo da lua. Nunca me importei. Quem sabe o mundo da lua é melhor que este nosso mundo tão difícil?
Uma noite dessas eu olhei para a vassoura e fiz de conta que estava vendo um príncipe. Um príncipe lindo! A gente estava num baile, e aí ele me convidou para dançar. E nós dançamos uma valsa como aquelas antigas, e eu rodopiava pela rua, rindo, e fiquei tonta, tonta e acabei caindo no chão. Eu e a vassoura. Porque não era príncipe, era a vassoura da Prefeitura.
Mas eu estou convencida, meu amigo, que não é uma vassoura comum. Eu acho que é uma vassoura mágica, e acho que numa dessas ela vai virar príncipe mesmo. E aí nós vamos casar e eu nunca mais precisarei varrer a rua.
Você duvida? Então me diga: por que as bruxas usavam uma vassoura para voar? Hein? Se bruxa pode arranjar vassoura mágica, por que eu, que sou uma mulher boa, não posso arranjar também? O meu dia chegará. A vassoura mágica está esperando por mim."

Texto Anterior: Crimes contra mulher são 15% dos processos em andamento em Minas
Próximo Texto: Medo de trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.