São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo brasileiro anuncia negócio de US$ 10 mi

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Convencido pelas garantias ao capital estrangeiro no Líbano, o empresário Rezkalla Tuma, da Acrópole Empreendimentos Imobiliários, de São Paulo, anunciou um investimento de US$ 10 milhões naquele país.
O investimento, a cargo de um consórcio de dez empresas brasileiras, é para a montagem de uma fábrica de material de construção perto do porto de Beirute, numa área onde funcionou um armazém do extinto IBC (Instituo Brasileiro do Café).
Tuma, descendente de sírios, disse se sentir ``penalizado" com a destruição de Beirute.
``Estive lá após o fim da guerra e não me conformei com o que vi", afirmou o empresário.
Tuma disse, porém, que ele e seus sócios querem investir no Líbano e ajudar a reconstrução do país não por razões humanitárias, mas por acreditar no retorno do investimento.
Sérgio Wakin, empresário de origem libanesa, que é gerente de exportação da Santo Amaro, concessionária de veículos Ford, disse que o grupo também planeja investir no Líbano.
``Vamos começar exportando os ônibus da nossa subsidiária Engerauto com vistas a, futuramente, estabelecer uma linha de montagem no Líbano", disse.
Praça
O primeiro-ministro Rafic Hariri, no segundo dia de sua visita a São Paulo, além do encontro na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), inaugurou uma praça com o nome de um de seus filhos, no Aeroporto, zona sul de São Paulo.
A praça Hussam Edding Hariri -nome do filho do premiê libanês, morto em acidente automobilístico nos EUA- fica na alça de acesso do aeroporto de Congonhas, no cruzamento da avenida dos Bandeirantes com a avenida Washington Luís.
É uma homenagem do prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PPR), descendente de libaneses, à colônia libanesa de São Paulo.
O número de brasileiros descendentes de libaneses, calculado entre 6 milhões e 8 milhões, supera o número de libaneses residentes no Líbano.
O casal Paulo Maluf ofereceu ontem um jantar ao casal Rafic Hariri, em sua residência nos Jardins, em São Paulo.

Texto Anterior: Premiê pede investimento da indústria paulista no Líbano
Próximo Texto: Mercado de opções faz Bolsa paulista cair
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.