São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Revista americana mostra a arte brasileira
DA REPORTAGEM LOCAL O número dedicado ao Brasil da revista anual ``The Journal of Decorative and Propaganda Arts" foi lançado ontem à noite no saguão do Banco Safra.Essa edição traça um painel da arte gráfica, do design e da arquitetura brasileira entre 1875 e 1945. A revista tem 13 artigos e 310 ilustrações nas suas 250 páginas. A publicação é editada pela fundação norte-americana Wolfson e é distribuída para museus, universidades e bibliotecas. ``A idéia da revista é divulgar a arte brasileira no exterior", afirma o empresário e colecionador José Mindlin, que fez a ponte entre a Wolfson Foundation e os patrocinadores brasileiros. Para isso foram produzidos 10 mil exemplares, dos quais 8 mil estão destinados ao exterior. A publicação é editada em inglês, acompanhada de um suplemento em português. A revista traz a última entrevista do paisagista Burle Marx, um artigo sobre o fotógrafo Marc Ferrez, um texto sobre o caricaturista J. Carlos. Há também um ensaio sobre o processo de criação e planificação de Belo Horizonte e Goiânia e a construção do conjunto urbanístico na região da Pampulha, em Belo Horizonte. O empresário José Mindlin também participa da revista, assinando um texto sobre ilustrações de livros e revistas no Brasil. Diversidade A editora executiva do ``The Journal of Decorative and Propaganda Arts", Cathy Leff, afirmou que fazer o número dedicado ao Brasil foi ``uma tarefa tão grande quanto o próprio país". Afinal, a revista é a conclusão de um trabalho que começou há um ano. Cathy e Mitchel Wolfson Jr., presidente da fundação, percorreram as principais cidades do Brasil durante dois meses, visitando as principais instituições culturais para selecionar os assuntos que foram abordados nessa edição. ``A revista mostra o espírito, a diversidade, e o vigor do Brasil", disse Wolfson. Cerca de 300 pessoas compareceram ao lançamento do ``The Journal of Decorative and Propaganda Arts", entre os quais, o publicitário Roberto Duailibi e o presidente do Banco Safra, José Safra. O número dedicado ao Brasil é o 21º da publicação e teve o patrocínio da Fundação Vitae, do Banco Safra e da Varig. No Brasil, a revista será distribuída pela Livraria Nobel (rua Maria Antônia, 108, tel. 011/257-2144, zona central de São Paulo) Texto Anterior: Debate aponta rumos para TV pública Próximo Texto: Eddie Van Halen vive um ano de mudanças Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |