São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 1995
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CANADENSES

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

O jornal ``The Chronicle-Herald", de Halifax, criou a ``vigilância de celebridade". Convida o leitor a telefonar para contar se viu alguma celebridade do G-7 na cidade e promete incluir a informação na sua cobertura da cúpula.

Detalhe: celebridades não são apenas os governantes. O jornal incluiu na lista o jornalista Wolf Blitzer, correspondente diplomático da rede norte-americana CNN, credenciado para a reunião.

São esperados em Halifax 1.000 agentes de segurança, 2.000 jornalistas e 2.000 funcionários governamentais. Um para cada 6.600 dos 330 mil habitantes. Calcula-se que gastarão na cidade algo em torno de US$ 7,3 milhões.

Mas o governo canadense gastou cinco vezes mais para organizar a cúpula: US$ 36 milhões. A iniciativa privada entrou com US$ 5,5 milhões, entre doações e fornecimento de bens e serviços, feitos por 109 companhias.

O hotel Prince George, que hospeda a comitiva japonesa, providenciou satélite especial para que ela possa ver a TV de seu próprio país. E colocou em cada apartamento chá japonês. ``Nos disseram que é importante na cultura deles ter chá disponível", explica a gerente de serviços Diana Goodwin.

A Kodak canadense forneceu 32 máquinas de fotocópia para a cúpula. Foram separadas 800 mil folhas de papel para as cópias. Papel reciclado, como convém aos países politicamente corretos.

O comércio de Halifax espera um ``boom" inédito. O Dia dos Pais, no Canadá, é comemorado em 18 de junho. O número de cartões de saudações enviados habitualmente chega a 4 milhões.

A austeridade chegou ao mundo dos ricos. Em cúpulas anteriores, havia comida grátis para jornalistas. Em Halifax, é paga. A bolsa com presentes variados emagreceu. Inclui uma insólita peça: bola de golfe.
(CR)

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