São Paulo, segunda-feira, 19 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUP vai pedir investigação em distribuidoras

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A FUP (Federação Única dos Petroleiros) vai entrar hoje com representação na Promotoria de Defesa do Consumidor de 21 Estados solicitando investigação nas distribuidoras de gás de cozinha.
Segundo a FUP, as distribuidoras estariam escondendo o produto para ajudar o governo a aprovar a emenda da quebra do monopólio do petróleo no Senado. A votação está prevista para esta semana.
O presidente da FUP, Antonio Carlos Spis, disse ontem que o governo e as distribuidoras de gás ``estão agindo em conjunto para colocar a população a favor da quebra do monopólio, da mesma forma que aconteceu durante a greve dos petroleiros".
O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) também pedirá hoje a abertura de inquérito na Polícia Federal para apurar responsabilidades, no âmbito do governo federal, sobre o desabastecimento de gás.
``A omissão do ministro das Minas e Energia, Raimundo Britto, é passível de crime de responsabilidade", disse. O Departamento Nacional de Combustíveis, que fiscaliza a distribuição de combustíveis, é subordinado a Britto.
O assessor de imprensa do Ministério de Minas e Energia, Nasi Brum, disse que ``não tem o menor cabimento o governo reter gás de cozinha para fins políticos".
Para Brum, a oferta deve ser normalizada a partir de quinta-feira nos pontos mais críticos -São Paulo e Brasília-, cidades abastecidas pela Refinaria de Paulínia.

Texto Anterior: Banco Central suspende planos de alívio de restrição ao crédito
Próximo Texto: EUA esperam que medida seja temporária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.