São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente da UNE diz que Serra 'piorou'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em seu primeiro dia como novo presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), o baiano Orlando Silva Junior, 24, centrou fogo no ministro do Planejamento, José Serra.
``Ele retrocedeu, mudou para pior", disse Silva. Serra foi presidente da UNE entre 1963 e 1964, quando o prédio da entidade foi invadido e incendiado pelos militares, em abril de 1964.
``Hoje o Serra compactua com os interesses dos que queimaram a UNE", criticou Silva, analisando as posições do ministro em relação à reforma constitucional.
Filiado ao PC do B, o novo presidente da UNE também criticou o presidente Fernando Henrique Cardoso. ``A marca dele tem sido o autoritarismo, combatendo greves com o Exército na rua", disse.
Na quinta-feira passada, os estudantes já tinham definido FHC como o ``inimigo número um".
Silva apelidou a medida provisória 938, que prevê mudanças na educação, de ``AI-938", fazendo referência ao AI-5 (Ato Institucional número 5), que cassou os direitos políticos em 1968.
Ele acha que o 44º Congresso da UNE, encerrado no domingo, vai ``abrir um novo surto de mobilizações no país" contra as reformas. A entidade planeja uma paralisação nacional para 11 de agosto.
A Folha não conseguiu ouvir o ministro sobre as críticas. Serra participava, em São Paulo, da Cúpula Econômica do Mercosul.

Texto Anterior: PC agora "investiga" processos para Justiça
Próximo Texto: PMDB omitiu gasto de R$ 1,2 mi na eleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.