São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça decide hoje o caso Fiel

DA REPORTAGEM LOCAL

O Tribunal Regional Federal (TRF) de São Paulo julga hoje, às 14h, apelação da União no processo sobre o pagamento de indenização à família do metalúrgico Manoel Fiel Filho.
``Espero, enfim, uma decisão da Justiça", afirmou Thereza de Lourdes Fiel, viúva do operário.
Entre 16 e 17 de janeiro de 1976, o metalúrgico, que, à época, tinha 49 anos, foi preso e morto sob tortura em São Paulo, na sede do DOI-Codi (Destacamento de Operações e Informações do Centro de Operações e Defesa Interna), órgão ligado ao Exército.
Depois de longo processo, a Justiça mandou a União ressarcir a família de Fiel por danos materiais. O valor a ser pago é de 369.427,2615 Ufirs, o equivalente hoje a cerca de R$ 260 mil.
A União entrou com recurso, pedindo a redução do valor, determinado por cálculo que tomou por base o último salário do operário e seu presumível tempo de vida.
Pelos cálculos acolhidos pela Justiça em 1992, o valor se refere aos salários que Fiel receberia se vivesse até 73 anos, cinco meses e 12 dias. A União quer reduzir o cálculo para 65 anos. É isso que o TRF vai decidir hoje.
Fiel foi detido sob acusação de distribuir o jornal ``Voz Operária", do PCB.

Texto Anterior: Documento militar contradiz laudo
Próximo Texto: Grupo de Lula tenta diálogo com Falcão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.