São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metropolitan x Louvre

PIERRE ROSENBERG; PHILIPPE DE MONTEBELLO

PIERRE ROSENBERG
PHILIPPE DE MONTEBELLO
Especial para o World Media
Paris e Nova York são tão diferentes como o Louvre (Paris/França) e o MET - Metropolitan Museum of Art (Nova York/EUA)?
Há muito em comum, concluíram Pierre Rosenberg, diretor do Louvre, e de Philippe de Montebello, do MET, após um debate organizado pelo World Media.
*
World Media - Dirigir o MET é diferente de dirigir o Louvre?
Philippe de Montebello - A França é um país muito centralizado e Paris é o centro de sua vida política e cultural há dois milênios. Já os Estados Unidos são uma federação e o poder é distribuído entre seus 50 Estados.
Na França, provinciano significa longe do centro. Aqui nos EUA, não temos um sentido do que seja centro. Na verdade, a maioria da população acha Nova York pouco norte-americana.
Pierre Rosenberg - Embora contemos com ajuda do Estado, felizmente o Louvre tem as mesmas preocupações dos museus norte-americanos. Se montássemos apenas exposições de obras do renascimento macedônio, em pouco tempo estaríamos falidos.
World Media - Qual é a relação do museu com a cidade?
Montebello - O MET foi fundado em 1870, construído em um terreno da prefeitura. No início do século, 50% de nosso orçamento era coberto pela prefeitura. Hoje essa porcentagem é de apenas 15%. É um momento difícil.
Rosenberg - O Louvre não recebe um centavo da prefeitura. Somos subsidiados pelo Estado.
World Media - Um museu deve atender à cidade ou ao país?
Montebello - Nos consideramos o grande museu enciclopédico dos Estados Unidos e um dos grandes repositórios mundiais de arte. Não nos consideramos um museu da cidade de Nova York.
É claro que os nova-iorquinos têm acesso privilegiado ao MET, não há problemas de distância. Museus como o MET e o Louvre operam em escala mundial.
Rosenberg - O número de parisienses que são ``Amigos do Louvre" é de quase 46 mil, ou seja, 70% do total. Por isso damos uma atenção especial a eles.
Montebello - Em nosso caso, apenas 50% dos membros são da área de Nova York. Temos grande número de membros de outras partes do país e mais de 10 mil membros fora do país.
Mediação de Saskia Reilly, do World Media.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Ásia faz um cara a cara com a Europa
Próximo Texto: 'Sou contra os pastiches'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.