São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
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Arau aposta no sucesso do filme latino nos EUA

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O ator e cineasta mexicano Alfonso Arau, 63, afirma que os filmes estrangeiros de qualidade artística, como os latino-americanos, se tornaram uma importante alternativa no mercado dos EUA.
As portas do circuito comercial norte-americano foram abertas, segundo ele, após o sucesso de seu filme ``Como Água para Chocolate", de 1993.
O filme mexicano já rendeu US$ 40 milhões de bilheteria em todo o mundo -US$ 22 milhões só nos EUA. Com o sucesso, surgiram vários convites para Arau dirigir em Hollywood.
O sétimo longa do diretor é ``Caminhando nas Nuvens" (A Walk in the Clouds), uma produção americana estrelada por Keanu Reeves e Anthony Quinn, a ser lançada em agosto no Brasil.
Arau chegou ao Rio para uma palestra, às 18h30 de hoje, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sobre ``O Realismo Mágico em Hollywood", dentro da mostra ``A Construção do Futuro: Mais um Século de Cinema", promovida pela produtora Neon Rio.
Arau diz que foi criada nos EUA uma forte demanda por filmes estrangeiros que tenham qualidade artística e temática universal temperada pela cultura de cada país produtor.
Para ele, os norte-americanos querem filmes ``com um mínimo de qualidade industrial". Este seria o maior desafio para o cinema latino-americano, em geral ``elementar e simples".
Com pouco dinheiro para produzir, os cineastas da América Latina acabam filmando as cenas com poucas posições de câmera, o que resulta ``em um certo simplismo de elaboração".
Os norte-americanos também querem filmes com ``um ritmo dramático mais acelerado" -uma qualidade que, para ele, tem muito a ver com um roteiro mais sofisticado, em que a narrativa se concentre nos protagonistas.
Dinheiro é um dos requisitos básicos para melhorar a qualidade das produções estrangeiras. Antes do sucesso de ``Como Água para Chocolate", que custou US$ 2 milhões, os mexicanos gastavam cerca de US$ 500 mil por filme.
Hoje, com mais recursos, já se gasta a média de US$ 1 milhão. Um avanço promissor, mas ainda longe dos padrões de Hollywood. ``Caminhando nas Nuvens" custou US$ 22 milhões.

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