São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comédia de Ozu abre miniciclo de filmes japoneses no Centro Cultural

DA REDAÇÃO

O Centro Cultural São Paulo realiza, de hoje a 2 de julho, um miniciclo de filmes japoneses. São cinco filmes de três realizadores de prestígio: Yasujiro Ozu, Kaneto Shindo e Noburo Nakamura.
A estrela da companhia é Ozu. Ele é um dos dois cineastas japoneses a colocar um filme (``Viagem a Tóquio") na lista de 10 melhores de todos os tempos, organizada este ano pela Folha (o outro é Kurosawa).
``Bom Dia" (1959) não é de um de seus filmes mais célebres, o que não altera as coisas: é uma deliciosa comédia sobre a vida familiar nos arrabaldes de Tóquio, num momento em que o país começa a se reerguer da Segunda Guerra.
A ênfase é para a mudança dos costumes e a presença da influência americana, numa cultura tradicional. À moda de Ozu: não julga, observa. No caso, também provoca o riso.
``O Fim dos Deuses Segundo Nichiren" (1979), de Noburo Nakamura, desenvolve uma história baseada no misticismo. A ação se passa na Idade Média e o filme tem a beleza como contrapartida pelo fato de ser muito longo. Completam a mostra três filmes de Kaneto Shindo: ``A Ilha Nua" (1960), ``Instinto" (1966) e ``A Ilha da Violência" (1969).(IA)
Mostra: Três Mestres Japoneses
Onde: Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto (r. Vergueiro, 1.000, tel. 011/277-3611, ramal 250)
Hoje: ``Bom Dia" (16h), "Instinto (18h), "A Ilha da Violência
Preço: R$ 4,00

Texto Anterior: Sandra Kogut vai ao cinema com 'Lá e Cá'
Próximo Texto: Mostra analisa limite entre linha e forma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.