São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antecessor foi morto a tiros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

No dia 6 de outubro de 1981, o antecessor de Hosni Mubarak foi morto durante um desfile militar no Cairo. Anuar Sadat levou rajadas de metralhadora de soldados do Exército ligados ao grupo Jihad Islâmica (guerra santa).
Mubarak, então vice-presidente, estava ao lado de Sadat no palanque. Um dos atiradores, na hora do ataque, sinalizou com a mão para que Mubarak fosse para o lado, evidenciando o alvo principal. Nove morreram e 38, entre eles Mubarak, ficaram feridos.
Assim como seu sucessor, Sadat ficou famoso no exterior por iniciativas pela paz. Primeiro chefe de Estado árabe que fez acordo de paz com Israel, após sua visita a Jerusalém em 1977, Sadat sofria pressão de radicais islâmicos.
Em 1967, os israelenses anexaram territórios árabes da Jordânia, Egito e Síria. Em 1973, houve novo confronto e, em 1979, um acordo entre Egito e Israel mediado pelos EUA devolveu a península do Sinai para o Egito.
Agora, os radicais islâmicos se posicionam contra os acordos de paz entre OLP, Israel e Jordânia.

Texto Anterior: Ataque revela fragilidade de Mubarak
Próximo Texto: Informe dá apoio a Clinton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.