São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 1995
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Carros encalhados

O desaquecimento das vendas de automóveis, nacionais e importados, aparece como um dos sinais mais evidentes de que a política econômica atinge seus objetivos.
A importância desse indicador vai além dos estoques que se acumulam nos pátios das montadoras e revendedoras ou no anúncio de férias coletivas.
A relevância do esfriamento automobilístico resulta daquilo que os economistas denominam ``encadeamentos" setoriais.
Da dimensão do parque de fabricantes de autopeças à elevação verificada recentemente no conteúdo de componentes importados, passando pela presença no setor de alguns dos mais organizados movimentos sindicais do país, os encadeamentos da indústria automobilística são profundos e extensos.
A montadora que reduz ou suspende a produção causa impactos no emprego e na produção de milhares de empresas associadas. Esse efeito é hoje ainda mais dramático do que se poderia imaginar.
Desde o final dos anos 80 ocorreram processos de reorganização produtiva tais como terceirização, quarteirização e subcontratação.
A estrutura industrial, complexa porém mais flexível, reverte ou interrompe linhas produtivas com muito mais facilidade. No caso da terceirização ou da subcontratação, por exemplo, já não se trata mais de apenas demitir ou reduzir turnos, movimentos que por si mesmos já têm custos humanos e econômicos. Ainda que o custo para a sociedade seja o mesmo, para a empresa que inicia o processo basta suspender ou não renovar contratos -e isso lhe custa menos.
Outra modificação estrutural importante dos últimos anos foi o aumento da participação de itens importados na produção industrial. O desaquecimento industrial será, portanto, um influente freio que poderá ajudar a reverter o déficit comercial que ameaça o real.
Os encadeamentos flexíveis permitem respostas ágeis do setor à política econômica. Resta esperar que sejam suficientes para que o equilíbrio econômico seja restaurado sem aprofundar-se uma autêntica e generalizada recessão.

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