São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos visitam russos no espaço

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ônibus espacial norte-americano Atlantis se acoplou com sucesso à estação espacial russa Mir.
O encontro das duas naves representa o início de uma nova fase de cooperação entre os ex-rivais da Guerra Fria.
É a primeira vez que uma nave dos EUA se conecta à estação russa. Em 1975, os dois módulos espaciais Appolo (EUA) e Soiuz (URSS) se ligaram, mas eram naves muito menores.
O principal objetivo da missão é o desenvolvimento de técnicas conjuntas, que serão usadas na construção da estação espacial internacional Alpha. Outros seis vôos semelhantes estão previstos para os próximos dois anos.
O encontro aconteceu às 10h (hora de Brasília). As duas naves estavam sobre a Ásia Central a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora.
O acoplamento -que foi parcialmente automatizado- durou cerca de dez minutos.
Mas a tripulação de cada uma das naves teve de esperar cerca de 90 minutos para que a pressão de ambas se igualasse. Só então a escotilha de ligação pôde ser aberta.
O encontro das tripulações contou com vários gestos simbólicos de cooperação, como apertos de mão, abraços e troca de presentes.
Na Terra, o representante da Nasa -a agência espacial dos EUA- no centro de controle russo, Daniel Goldin, beijou o rosto do chefe da agência espacial russa, Iuri Koptev, num gesto tipicamente russo.
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Boutros Boutros-Ghali, felicitou ontem os dois países pelo sucesso.
Segundo ele, o feito representa "não só a colaboração de duas impressionantes tecnologias, mas também a confiança e compreensão mútua entre os dois países".
O Atlantis levou cinco astronautas norte-americanos e dois cosmonautas russos à Mir, além de suprimentos e material científico. Os russos ficarão na Mir depois da volta do Atlantis.
A atual tripulação da Mir, composta por dois russos e um norte-americano, voltará à Terra com o Atlantis.
É a primeira vez que um ônibus espacial regressa com mais tripulantes que na sua partida.
O Atlantis deve ficar cinco dias ligado à Mir. Nesse período, as duas tripulações participarão de experimentos conjuntos.

Texto Anterior: 'Superministros' russos renunciam
Próximo Texto: Namorada de Grant se diz 'desnorteada'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.