São Paulo, sábado, 1 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra diz em nota não se opor a novo IPMF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro do Planejamento, José Serra, divulgou nota na qual afirma que não se opõe à volta do IPMF ``caso nenhuma outra possibilidade eficaz seja encontrada".
Segundo a nota, o ministro determinou ao Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) que estude outras alternativas de financiamento para a saúde que não exijam mudanças constitucionais.
Serra negou que tenha sido convidado a participar, junto com o ministro da Fazenda, Pedro Malan, de reunião com o ministro da Saúde, Adib Jatene. A reunião ocorreu ontem. Os secretários Andréa Calabi e Murilo Portugal representaram Serra e Malan. O convite para a reunião foi confirmado pela assessoria de Jatene.
Na nota divulgada ontem, Serra diz que está ``extremamente preocupado" com a situação financeira da saúde. Ele afirma que o orçamento deste ano para investimentos e custeio da saúde é cerca de 26% superior aos valores aplicados no ano passado e 54% superior aos valores de 1993.
Serra diz também que as verbas para a saúde têm sido preservadas e que os repasses para o setor já são 21% maiores que no mesmo período do ano passado.
A nota do ministro contesta a forma como foram divulgadas pela imprensa as afirmações do secretário executivo do ministério, Andréa Calabi.
A Folha afirmou ontem que um dos argumentos apresentados pelo secretário foi que o reforço de caixa da saúde não pode pôr em risco o Plano Real.
Na mesma reunião, Portugal defendeu que o governo passe a cobrar pelos serviços de saúde e que haja redução no número de pessoas atendidas.
Diz a nota: ``A convicção deste ministério é que a luta pela estabilidade de preços e pelo desenvolvimento é inseparável da luta pela melhoria das condições básicas da saúde da população."

Texto Anterior: FHC agora diz apoiar imposto da saúde
Próximo Texto: ``Mise en scène"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.