São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como foi feita a pesquisa

DA REDAÇÃO

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população adulta do país é tomado como universo da pesquisa e dividido em quatro subuniversos, que representam as regiões: Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.
Em cada subuniverso, os municípios são agrupados de acordo com a localização geográfica e o nível socioeconômico. Dentro de cada grupo são sorteados municípios estratificados pelo porte correspondente. Através de um processo de sorteios sucessivos, chega-se ao bairro, à rua e ao indivíduo.
A pesquisa fornece resultados para o Brasil, regiões, 12 Estados, porte e natureza dos municípios, que podem ser generalizados dentro de certos limites estatísticos.
Nesse levantamento, feito de 20 a 22 de junho, foram ouvidas 14.562 pessoas em 395 municípios de todas as unidades da Federação. A margem de erro desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Francisco Paulino e a estatística Renata Nunes César. A direção comercial é de Eneida Nogueira e Silva.
A coordenação dos trabalhos foi de Branca Lima, Luciana Chong, Alessandro Janoni e Zuleika Velozo.
O planejamento da amostra esteve a cargo de Teresinha Peret. A coordenação do campo foi de Ailton Gobira e Magda Ribeiro.

Texto Anterior: População não sente greve
Próximo Texto: Gaúchos são os que mais rejeitam o real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.