São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

História sem fim; Débito permanente; Indústria da apelação; Quantidade e qualidade; Alvoroço no ninho; Vai esquentar; Vaidade; Síndrome de agosto; Haja tinta

História sem fim
Os ministros do Supremo estão numa roda-viva. Julgaram 29.548 processos em 94 e 18.109 neste ano. Porém, há mais de 18 mil processos nas mesas dos ministros e outros 11 mil na Procuradoria da República à espera de parecer.

Débito permanente
O STF promete julgar outros 20 mil processos até dezembro. Mesmo se cumprir a meta, sobrarão para 96 quase 10 mil que já estão na fila. Mais: ao longo do segundo semestre devem entrar cerca de 15 mil novos processos no tribunal.

Indústria da apelação
A produção do STF é alta, mas sua produtividade é baixa. Dos 18 mil processos julgados em 95, só 3.000 tiveram acórdãos publicados. Pior: destes, 88,7% são recursos de processos que já haviam sido julgados pelo Supremo.

Quantidade e qualidade
Só para comparar: nos dias de pico -quarta e quinta-, cerca de 300 novos processos são protocolados no STF. É o número médio de processos que a Suprema Corte dos EUA julga durante um ano.

Alvoroço no ninho
Enquanto o Planalto torce discretamente para que Jatene consiga novos recursos para a Saúde no Congresso, caciques tucanos acham que o ministro posa de ``mocinho" às custas do resto do governo. O clima não está bom.

Vai esquentar
Amigos de Jatene dizem que ele não vai se demitir, porque é isto que a área econômica quer. Ao contrário: vai aumentar a pressão do setor de saúde sobre Serra. E jogar o abacaxi para FHC.

Vaidade
A assessoria de FHC teve o cuidado de anotar: na visita ao Brasil, há duas semanas, o presidente Menem tomou banho, trocou de roupa e fez o penteado antes de cada evento do qual participou. Uma média de três vezes ao dia.

Síndrome de agosto
Do PPR ao PMDB, está se formando uma maioria no Senado a favor do projeto de resolução de Eduardo Suplicy (PT) que revoga as autorizações dadas ao governo para assinar o contrato do Sivam. O susto pode vir em agosto.

Haja tinta
Primeiro-secretário do Senado, Júlio Campos (PFL-MT) está à beira de um ataque de nervos por causa da burocracia de seu cargo. Para comprar meia dúzia de lápis, diz, são necessários 138 carimbos.

TIROTEIO
Do presidente do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, sobre o trabalho do STF:
- O processo judiciário brasileiro faliu. Por mais casos que julguemos todos os anos no Supremo, sempre sobram muitos na fila. Precisamos mudar isto.

Texto Anterior: Base privatizada; Serviço completo; Processo delicado; Tudo pelo social; Já tem apelido; Ops!; Último recurso; Escolinha
Próximo Texto: Lua-de-mel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.