São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido não recebe novas adesões no RS

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O PSDB está encontrando dificuldades para crescer no Rio Grande do Sul, situação diferente da verificada em outros Estados.
O ex-vice-governador gaúcho João Gilberto Lucas Coelho (91-94), que deve assumir a presidência regional do PSDB em outubro, afirma que dois motivos têm contribuído para essa dificuldade.
Segundo ele, ao ser criado, em 1988, o PSDB encontrou no Rio Grande do Sul um quadro partidário dividido por outros partidos políticos.
O outro motivo é o fato de o partido se manter ``fechado" a setores de tendências ideológicas diferentes.
``Recentemente, o PSDB gaúcho recusou a filiação de um político com mandato, por causa dessas circunstâncias", declarou Coelho, sem citar nomes.
Ele acha que o PSDB não pode se manter fechado. Disse que é possível receber adesões, sem perder o controle do partido.
Hoje, o PSDB é o sétimo partido em número de filiados no Rio Grande do Sul, com 33.578 integrantes, ficando atrás do PDT (215.969), PMDB (186.698), PPR (126.262), PTB (75.002), PT (56.530) e PFL (46.295).
O PSDB só tem um deputado estadual eleito, Paulo Vidal, ex-PT. Os tucanos nunca disputaram uma eleição com candidatos a governador do Estado e prefeito de Porto Alegre.
As disputas sempre foram em ``dobradinha" com outros partidos, e seus candidatos figuram como vices.
O atual vice-governador gaúcho, Vicente Bogo, é do PSDB. O governador Antônio Britto é do PMDB. Os tucanos também participaram do governo anterior (Alceu Collares, do PDT), nas mesmas circunstâncias.
Coelho acredita que algumas adesões, em outros Estados, podem gerar conflitos entre os tucanos. Ele mesmo não gostou da adesão do ex-governador Álvaro Dias (Paraná).

Texto Anterior: Ex-presidente do partido critica política do inchaço a todo custo
Próximo Texto: Hill confirma a pole no GP da França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.