São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salários se transformam na principal âncora no segundo ano do Plano Real

DA REDAÇÃO

A desindexação começa pelos salários. Eles deixam de ter correção pela inflação a partir de agosto. Só o mínimo, aposentadorias e o funcionalismo ficaram fora dessa regra.
O governo garantiu o pagamento do IPC-r acumulado desde o último reajuste até o mês de junho na próxima data-base de cada categoria. O indexador deixa de existir.
Em todos os contratos e no mercado financeiro permanecem regras de correção pela inflação ou as alterações foram menores do que as esperadas.
As medidas pegam os trabalhadores em situação bem mais frágil. No início do plano, a derrubada da inflação e a retomada do crédito geraram aumento da renda e do consumo. Hoje, a alta dos juros, a inadimplência e o aumento do desemprego reverteram o quadro.
Agora, o governo propõe a volta à poupança. Foram criadas novas aplicações financeiras com prazos mais longos e nova taxa de juros. A TR será reduzida a partir de agosto.
Leia nas páginas seguintes o que muda na segunda fase do Real.

Texto Anterior: O QUE MUDA COM A DESINDEXAÇÃO
Próximo Texto: Livre negociação vale para as escolas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.