São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrutura permanece a mesma

DA REDAÇÃO

A estrutura dos fundos de aplicação não foi alterada pelas medidas anunciadas pelo governo na última sexta-feira.
O governo já vinha discutindo com os administradores de fundos as modificações possíveis. Basicamente, seriam criados três tipos de aplicação: curto prazo (com rendimento bastante reduzido); renda fixa e renda variável (nessas duas modalidades, os bancos passariam a ter maior liberdade para a administração dos investimentos).
O governo, porém, optou por não mexer agora na estrutura. Venceu na discussão interna os membros da equipe que, como o presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, temiam que a mudança nas regras pudesse gerar um novo movimento de migração das aplicações para o consumo.
A mudança no cálculo da TR (Taxa Referencial), porém, pode afetar a remuneração dos chamados fundões e dos fundos de commodities.
Parte da carteira desses fundos é comprometida com aplicações que rendem TR. O impacto, porém, será diferenciado banco a banco. Vai depender da composição de carteira de cada fundo.

Texto Anterior: Regra para empréstimo não muda
Próximo Texto: Saiba em que TBF e TR diferem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.