São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequeno empresário vende 137% a mais com o Plano

Em junho, entretanto, negócios caíram quase 30%

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O pequeno empresário Heraldo Corrêa, sócio da Duepratik, que fabrica formas plásticas para microondas, nem sonhava que suas vendas iriam mais que dobrar com o Plano Real.
No primeiro semestre do ano passado, antes da estabilização da economia, ele vendia, em média, 8.000 formas plásticas por mês.
Em outubro, sua empresa batia o recorde de 19 mil unidades vendidas, 137,5% a mais em relação aos negócios realizados antes do plano. ``Não esperava esse crescimento", diz Corrêa.
Tanto é que, para dar conta da maior procura, ele teve de reformular rapidamente sua empresa.
A Duepratik, que funcionava em um pequeno sobrado, mudou-se para um galpão industrial com 200 metros quadrados, na zona leste. E mais: a empresa ampliou de três para cinco o número de funcionários.
``Tivemos de comprar mais uma linha telefônica, um aparelho de fax e um computador para agilizar os negócios", conta o empresário.
Com isso, a Duepratik aumentou sua carteira de clientes. Antes do real eram cerca de 200 empresas; agora, são quase 300 nomes.
Mas, depois de tanto sucesso, a retração de quase 30% nas vendas em junho em relação a maio começa a tirar o sono de Corrêa.
``Acumulamos estoques para dois meses. O nível normal é de um mês", afirma.
Além disso, a alta taxa de juros, diz Corrêa, está punindo os pequenos empresários.
Emanuel Teixeira, sócio da Prismol, outra pequena empresa que fabrica molas e artefatos de arames, tem a mesma opinião.
Depois de registrar crescimento de 50% nas vendas com o plano, Teixeira diz que está ``espremido" entre a alta taxa de juros e a queda nos negócios em junho.

Texto Anterior: Os dilemas do Real
Próximo Texto: Desindexação dura até 97, diz Serra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.