São Paulo, domingo, 2 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funai paga passagem de volta para a aldeia

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Funai está pagando a passagem de volta à aldeia para os índios que não conseguem se adaptar à vida na cidade.
Segundo o administrador da Funai, Raimundo Serejo, a vida na aldeia é melhor para os índios do que na cidade.
Para Serejo, no ano passado a Funai pagou as passagens de cinco famílias de índios que decidiram retornar para suas aldeias. ``Além desses índios, existem aqueles que conseguem voltar por conta própria, sem o auxílio da Funai", afirmou.
Mas ele acredita que são poucos os índios que decidem retornar. Para Serejo, um dos principais atrativos das cidades são os hospitais e o atendimento médico.
``A Funai não consegue oferecer o atendimento necessário nas aldeias. Em muitas regiões há grande mortalidade, causada por doenças como malária, tuberculose, hepatite, pneumonia e cólera."
Para Serejo, na cidade, o maior problema enfrentado pelos índios é a discriminação. ``No Amazonas, índio é sinônimo de preguiçoso. A primeira coisa que eles fazem, quando chegam às cidades, é negar que são índios", afirmou.
Segundo ele, outro problema é o alcoolismo. ``Os madeireiros costumam negociar com os índios (a compra de madeira) pagando com bebidas alcoólicas. Com o tempo, eles acabam se viciando.
A Funai é chamada às cidades para intervir quando os índios se envolvem em brigas.

Texto Anterior: Lei de 73 considera índio "menor de idade"
Próximo Texto: Crianças `hipermóveis' sofrem no crescimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.