São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Pela paz e pela panqueca', é lema

SILVIA BITTENCOURT
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 1989, meses antes da queda do muro que por quase 30 anos dividiu a cidade de Berlim, um DJ registrava na polícia da então Berlim Ocidental uma passeata. O lema, segundo o registro, era: ``Pela paz, alegria e panqueca".
A prefeitura hesitou em reconhecer o protesto como político. Na Alemanha, manifestações políticas devidamente autorizadas contam com segurança e, mais importante no caso de uma festa tecno, com o serviço de limpeza das ruas no dia seguinte.
Os organizadores argumentaram que o protesto reivindicaria paz no mundo, a compreensão entre os povos através da música e a justa distribuição de alimentos.
Só que desta vez, mais de cinco anos depois do primeiro protesto, a ``Love Parade" seria o maior happening musical na Europa, atraindo ravers de todo o mundo.
A prefeitura ficou com medo de perder popularidade e autorizou o evento. Foi realizada, então a sétima ``Love Parade", uma manifestação sem palavras de ordem e que vê na música e na dança a melhor forma de protesto.
No dia seguinte, enquanto os conservadores reclamavam do lixo, a polícia de Berlim -acostumada com manifestações violentas- fazia seu balanço: sem incidentes, a festa tecno foi um dos protestos mais pacíficos já registrados na cidade.
(SB)

Texto Anterior: FESTA EM BERLIM
Próximo Texto: Elastica quer fazer sucesso nos EUA, mas sem se esforçar muito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.