São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente recebe prêmio pelo teatro brasileiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu o prêmio da Quadrienal de Praga 95 oferecido pela República Tcheca.
Segundo os organizadores, a premiação é considerada uma das maiores do teatro mundial.
O Brasil foi homenageado pelo conjunto da sua obra em cenários e figurinos teatrais.
FHC recebeu a estatueta -a triga de ouro, que representa uma carruagem romana puxada por três cavalos- da promotora cultural Ruth Escobar, responsável pela participação brasileira no evento.
Ruth Escobar estava acompanhada do cenógrafo José de Anchieta, um dos três premiados.
Também receberam a triga de ouro os cenógrafos J.C. Serroni e Daniela Thomas. Ruth disse que o prêmio ``é a taça Jules Rimet do teatro" e que foi dado, segundo os juízes, ``porque o Brasil valoriza a atmosfera festiva do teatro".
Segundo a promotora, a última premiação mundial nessa área recebida pelo Brasil foi em 65 pela peça ``Morte e Vida Severina", conquistada no Festival de Arte Estudantil, na França.
Fernando Henrique estava bastante descontraído durante a cerimônia. Enquanto Ruth Escobar falava, ele saudava alguns artistas presentes, como Maitê Proença e Raul Cortez. Depois recebeu um longo abraço da atriz, com direito a conversa ao pé do ouvido.
``Contar o que a gente diz no ouvido é traição", brincou Maitê, que usava um vestido branco com pequenos girassóis amarelos.
O presidente fez várias piadas durante sua fala. Brincou com sua fama de pão-duro, lembrou dos tempos em que podia ir ao teatro ``sem segurança e sem imprensa", falou sobre o tamanho de seu nariz e sobre a ética e a estética do teatro e da política.
``Somos todos testemunhas de uma transformação extraordinária", disse o presidente. ``O mundo hoje passa por um momento em que há coisas muito importantes sendo feitas", completou.

Texto Anterior: Presidente faz sua 8ª viagem
Próximo Texto: Sarney defende reeleição para Presidência e critica novo partido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.