São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criadouro particular reproduz ararajubas

Ave está em extinção, segundo Ibama

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

Um dos maiores criadores brasileiros de aves da fauna nativa e exótica está reproduzindo em cativeiro a ararajuba, considerada ``extremamente rara" e em extinção pelo Ibama.
O Criadouro Científico Chácara El Paraíso, em Maceió (AL), tem 21 exemplares da ave. ``No início, havia três casais em cativeiro", afirmou o empresário Marcelo Santos, 52, dono do criadouro.
Até o final do ano, a previsão é que nasçam dez filhotes. Amarela, com penas verdes nas asas, a ararajuba não se reproduz com facilidade. A fêmea coloca dois ovos por ano.
A ave era encontrada no Nordeste e parte da região Norte do país, em clima seco e úmido, segundo a bióloga Inês Serrano do Nascimento, 32, do Centro de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
O órgão informou não ter estimativa de quantos exemplares da ave ainda existem.
Além da ararajuba, o criadouro El Paraíso reúne outras aves raras, como o faisão-costa-de-fogo (natural do Himalaia), e exóticas, como a pomba-goura (da Nova Guiné).
Segundo Santos, a nambu-preta é a ave mais rara do criadouro.

Texto Anterior: A prefeitura e o metrô
Próximo Texto: Polícia do Rio acusa zeladores de sequestro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.