São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negligência quebrou Barings, diz relatório

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O Banco da Inglaterra divulgou ontem, em Londres, o relatório final sobre a quebra do banco britânico Barings, o mais antigo do país com 233 anos de idade, ocorrida em fevereiro passado.
Segundo o relatório, o banco quebrou devido à negligência de seus diretores da área de investimentos, que permitiram que os negócios não-autorizados de Nick Leeson passassem despercebidos por muito tempo.
O Barings faliu em fevereiro de 95 ao acumular perdas de cerca de US$ 1,4 bilhão no mercado de derivativos asiático.
O corretor do banco em Cingapura, Nick Leeson, foi responsabilizado.
``Uma ação não-autorizada dessa magnitude não teria ocorrido se tivesse havido um sistema efetivo de gerência e controle financeiro e operacional", afirmou o ministro das Finanças, Kenneth Clarke, no Parlamento britânico.
O relatório, elaborado pela Comissão de Supervisão dos Bancos, ligada ao Banco da Inglaterra, considerou, no entanto, desnecessária qualquer alteração na regulamentação do sistema financeiro.
O advogado de Nick Leeson, Stephen Pollard, afirmou que o relatório é incompleto porque não ouviu a versão de seu cliente.

Texto Anterior: México registra desemprego recorde
Próximo Texto: Ponte aérea Brasil-Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.