São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT faz projeto alternativo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT está preparando uma proposta alternativa de reforma tributária. O projeto do PT prevê novas alíquotas de Imposto de Renda, com mais faixas de contribuição. A faixa menor, de 15%, seria reduzida para 10%. A mais alta, hoje de 35%, seria elevada.
Este é um dos pontos do projeto em discussão que não deverá ser alterado. A proposta do PT será apresentada à bancada do partido na Câmara na próxima terça-feira.
A Executiva e o núcleo de economistas do PT pretendem fechar o projeto na sexta-feira. A mudança no IR constaria de uma proposta de emenda constitucional.
``Precisamos deixar mais explícito na Constituição o princípio da progressividade, pelo qual quem ganha menos paga menos e quem ganha mais paga mais impostos", disse o deputado Celso Daniel (SP), um dos responsáveis pela elaboração da proposta.
Segundo Daniel, o levantamento feito pelo Banco Mundial, publicado pela Folha na semana passada, mostra que o Brasil é o país em desenvolvimento no qual existe a maior concentração de renda: 51,3% da renda está concentrada nas mãos dos 10% mais ricos.
O projeto de reforma do partido prevê também a possibilidade de os fiscais terem acesso a informações sobre as contas bancárias.

Texto Anterior: Tasso defende a proposta
Próximo Texto: Nova taxa atrapalha reforma tributária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.