São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gregori promete abrir arquivos

DA REPORTAGEM LOCAL

O chefe de gabinete do Ministério da Justiça, José Gregori, prometeu se empenhar para que os arquivos do Dops no Estado de Goiás sejam abertos às pessoas interessadas.
A declaração foi dada anteontem em São Paulo durante o programa ``Opinião Nacional", da TV Cultura, que também teve a participação de Waldomiro Batista, presidente do grupo ``Tortura Nunca Mais" em Goiás.
Os arquivos do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) já foram abertos em Estados como São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo Batista, os arquivos de Goiás estão em poder da 3ª Brigada Militar do Exército.
Ele acredita que a resistência contra a divulgação dos dados decorra da existência de informações sobre a Guerrilha do Araguaia (início da década de 70).
Os arquivos do Dops estavam em poder do governo do Estado até 1982, quando Iris Rezende (PMDB) foi eleito governador.
Batista afirma que o então governador, Ary Valadão, decidiu transferir os arquivos para o Exército temendo que seu sucessor peemedebista permitisse o acesso dos interessados às informações.

Texto Anterior: Emenda estende direito à família de militar
Próximo Texto: Miami, Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.