São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fábrica de 113 anos abrigará biblioteca

Prédio em Sorocaba sediou tecelagem

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

A Prefeitura de Sorocaba (87 km de SP) vai instalar a Biblioteca Municipal no prédio de uma fábrica de tecidos construída há 113 anos e tombada como patrimônio histórico.
A obra possui características da arquitetura fabril inglesa do século passado, segundo a arquiteta Solange Soriano, 35, chefe da Seção de Patrimônio Histórico da prefeitura.
O prédio da nova biblioteca municipal faz parte de um conjunto de duas fábricas, construídas pela Cianê (Companhia Nacional de Estamparia) em 1882 e fechadas no fim da década de 80.
A Cianê foi uma das maiores tecelagens do país, na época em que Sorocaba ostentava o título de Manchester paulista, numa referência ao principal pólo industrial inglês do início do século.
A biblioteca possui o maior acervo da cidade (35 mil volumes) e atualmente está dividida em três prédios diferentes, na região central. ``Mesmo assim, temos 10 mil livros estocados, por falta de espaço", disse o assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Claudinei Zago, 41.
Com a transferência, que deve acontecer em outubro, a biblioteca vai ocupar uma área de 1.800 m2 -quase o triplo do espaço atual. Os dois imóveis da antiga fábrica -que somam 14 mil m2 (área equivalente a dois campos de futebol)- foram dados como garantia para o pagamento de dívidas da indústria com o Banco do Brasil.
O prefeito já decretou os imóveis como ``de utilidade pública" para a instalação de um centro municipal de cultura. Isso significa que o local só poderá ser utilizado para esse fim.
``A instalação da biblioteca é a primeira etapa para a consolidação do projeto", disse Mendes. ``Quando a situação jurídica desses imóveis estiver resolvida, vamos desapropriá-los."

Texto Anterior: Congresso avalia droga contra o mal de Chagas
Próximo Texto: Aids & drogas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.