São Paulo, quarta-feira, 2 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo "PageMaker" oferece mais cores

RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL A MOUNTAIN VIEW (EUA)

Começa a chegar às lojas norte-americanas a nova versão do programa de editoração eletrônica ``PageMaker", usado para produzir por computador desde documentos e folhetos até páginas de jornal.
Anunciado pela norte-americana Adobe Systems, o ``PageMaker 6.0" é a primeira grande atualização do produto desde que a empresa comprou a Aldus, produtora original do software.
A versão 6.0 apresenta 50 novos recursos em relação à anterior, incluindo mais cores, facilidades para tratamento de imagens e ferramentas para edição de textos e imagens.
O ``PageMaker 6.0" que está chegando às lojas norte-americanas funciona com computadores Macintosh, da Apple.
A versão para ``Windows" aguarda o lançamento oficial do ``Windows 95", novo programa da Microsoft para controlar as operações básicas dos microcomputadores (leia texto nesta página).
No Brasil, a nova versão será anunciada ao consumidor no final deste mês.
A empresa espera ter o programa traduzido para o português, na versão para Macintosh, até o final do ano. A versão ``Windows" em português só deverá estar disponível no primeiro trimestre do ano que vem.
Novos recursos
Novas possibilidades de cores e novas ferramentas para editar e processar cores estão entre os principais recursos da versão 6.0.
O programa oferece 16 bibliotecas de cores -o usuário também pode criar novas cores, se desejar.
A versão 6.0 pode capturar imagens do sistema Photo CD, da Kodak, e fazer correção e tratamento de forma automática.
Tratar uma imagem significa modificar fatores como brilho, contraste e definição de cores, para obter um melhor resultado na hora da impressão do documento.
Na versão anterior, o usuário precisava sair do ``PageMaker" e usar recursos de um programa especial para tratamento de imagens, como o ``Photoshop", também da Adobe.
Foram ampliadas também as possibilidades de criação de páginas básicas (``master pages"). São páginas que vêm sempre com algumas características iguais -um desenho no lado esquerdo superior, por exemplo.
Na versão anterior, era possível ter duas páginas básicas; agora, dá para trabalhar com até 256.
Há também facilidades para quem vai trabalhar em grupo.
Por exemplo, é possível incluir comentários sobre o design de uma página ou sobre um texto e marcar esses comentários para que não apareçam na hora da impressão do documento. Isso pode evitar erros ou situações embaraçosas, como a de observações vistas por olhos indesejados.
O programa pode ser comprado em disquetes ou em CD-ROM -essa versão inclui informações técnicas e programas extras, além de uma apresentação multimídia dos novos recursos.
Nos Estados Unidos, o preço sugerido pela empresa é US$ 895. O programa funciona em Mac ou Power Macintosh com 16 Mbytes de memória e 20 Mbytes de espaço livre no disco rígido. A versão para ``Windows" exige 16 Mbytes de memória e 24 Mbytes de espaço no disco rígido.

O jornalista RODOLFO LUCENA viajou a Mountain View, Califórnia (EUA), a convite da LatinLink.

Texto Anterior: Trabalhar a favor da mudança inevitável
Próximo Texto: Propaganda enganosa é líder no Procon
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.