São Paulo, sábado, 5 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Florestan é submetido a transplante de fígado

DA REPORTAGEM LOCAL

O sociólogo e ex-deputado federal Florestan Fernandes, 75, foi submetido a um transplante de fígado no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Segundo o jornalista Florestan Fernandes Jr., filho do sociólogo, seu pai sofre de cirrose hepática (fibrose irreversível do órgão).
A cirurgia, feita pela equipe do professor Silvano Raia, começou às 11h e deveria terminar às 23h. Às 18h, a assessoria do hospital informou a família que a cirurgia transcorria sem anormalidades.
O sociólogo esperava por um fígado adequado para o implante desde 94. A idéia inicial era que a cirurgia fosse feita até julho deste ano, mas isso não ocorreu por falta de doadores. A angústia da família terminou anteontem. Uma mulher de 54 anos, de São Paulo, sofreu um derrame e morreu.
Seus órgãos foram doados ao Hospital das Clínicas, que avisou a família do ex-deputado. Florestan foi internado no Hospital das Clínicas na madrugada de ontem.
A doença começou com uma transfusão de sangue contaminado com o vírus B da hepatite, na década de 70.
No ano passado, Florestan foi internado no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, com crise hepática. Em fevereiro último, voltou a ser internado em estado grave no Hospital das Clínicas.
Antes da cirurgia, Florestan andava e respirava com dificuldades. ``O doutor Raia estimou que meu pai teria no máximo quatro meses de vida se não ganhasse um fígado novo", afirmou seu filho.
Com o transplante, Florestan deverá viver muitos anos com atividades normais, se não hover rejeição. Ele deve permenecer hoje na Unidade de Terapia Intensiva.

Texto Anterior: Presidente da Funai critica mudança em lei
Próximo Texto: Mortos sob tortura podem ter indenização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.