São Paulo, sábado, 5 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP vai liberar construção de shopping em Higienópolis

NELSON BLECHER
VICTOR AGOSTINHO

NELSON BLECHER; VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Após uma polêmica que se arrastou por 13 meses, a Prefeitura de São Paulo disparou o sinal verde para a construção do primeiro shopping center em Higienópolis, bairro de classe média alta na região central da cidade.
``Com as modificações que recomendamos, a aprovação será fato consumado", disse à Folha o secretário municipal da Habitação, Lair Krahenbuhl.
Estavam pendentes a ampliação do número de vagas na garagem e a eliminação de um dos seis pavimentos do shopping. Quatro outros níveis serão destinados às garagens.
Como o Grupo Victor Malzoni, responsável pelo empreendimento, anunciou ter acatado as exigências, as obras do Páteo Higienópolis, como foi batizado, já têm data para começar: fevereiro de 1996.
Contra o projeto -um centro de compras com até 180 lojas, inspirado no Pateo Bullrich, de Buenos Aires, que ocupa a área de um antigo armazém de leilões de gado- insurgiram-se associações de moradores.
Uma delas, a Sociedade Amigos de Vila Buarque, Santa Cecília, Higienópolis e Pacaembu, entrou na Justiça na tentativa de barrar o projeto (leia texto nesta página).
``Vamos erguer um shopping moldado para um bairro de intelectuais. Isso não significa algo luxuoso, mas de bom gosto", diz Paulo Malzoni, 53, presidente do grupo Victor Malzoni, também proprietário do West Plaza, Paulista e Plaza Sul.
O investimento para a construção é estimado em US$ 100 milhões. Malzoni projeta em US$ 150 milhões o movimento anual de vendas.
Projetado pelo arquiteto Alberto Botti, o Páteo Higienópolis ocupará um terreno de 14,5 mil m2 pertencente à Fundação Wessel, que administra o espólio do empresário Ubaldo Conrado Wessel.
Diferente de outros shoppings, a loja âncora não será um magazine ou supermercado, mas livraria ou loja de artigos esportivos.

Texto Anterior: Proprietários acusam exagero
Próximo Texto: Inauguração pode ser em 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.