São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC cancela visita a Bogotá

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As denúncias contra Samper levaram o presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, a adiar a sua viagem à Colômbia, marcada para os dias 21 a 23 deste mês.
Oficialmente, o adiamento deve-se à necessidade de FHC acompanhar de perto a agenda de votação das reformas constitucionais no Congresso. Mas, entre assessorias diplomáticas, a recomendação do adiamento é para que o presidente brasileiro não se exponha no momento em que são apresentadas de denúncias contra seu colega.
Há, no entanto, o receio de que fique criado um mal-estar na relação entre os dois países. Por essa razão, o governo brasileiro em nenhum momento cogitará os problemas internos da Colômbia como causa do adiamento da viagem.
Ontem, o Palácio do Planalto aguardava que a embaixada do Brasil em Bogotá formalizasse o pedido de adiamento e a indicação para que fosse marcada uma nova data para a visita -desde que a data não seja próxima.
FHC deve cancelar ainda uma viagem ao Equador. A alegação será a mesma: agenda interna apertada.
FHC usou esse argumento para adiar a visita a Portugal, marcada inicialmente para o início de maio e só realizada em julho.

Texto Anterior: Prisão de traficantes derruba preço da coca
Próximo Texto: Processo é similar ao brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.