São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEIA TRECHOS DE `THE BRAZILIANS'

``Nos anos 60 e 70, o Brasil, sob certos aspectos, se assemelhava aos EUA no final do século 19, quando, com explosiva energia, foi penetrando as terras de seu imenso interior...
Isso permite que no Brasil observemos não apenas a história norte-americana se repetindo, mas também o que talvez aguarde a sociedade americana no futuro. Por exemplo, os sem-teto, que vêm se tornando parte integrante da vida nas cidades americanas, já são endêmicos no Brasil nas últimas duas décadas. A pobreza que afeta um número cada vez maior de crianças norte-americanas há muito tempo aflige números enormes de crianças brasileiras.
Os crimes violentos de fato e as percepções de violência que estão começando a desencorajar turistas estrangeiros de virem aos Estados Unidos, replicam o efeito que os crimes violentos vêm exercendo sobre o turismo no Brasil. O `capitalismo selvagem', que exacerbou fortemente as disparidades sociais e econômicas no Brasil durante os anos 70, de certo modo antecipou a década de 80 nos EUA.
De fato, os brasileiros não estariam muito distantes da realidade se dissessem a seus vizinhos ao Norte: `Nós somos vocês ontem, e somos vocês amanhã'.

``A tão falada doçura dos brasileiros frequentemente esconde o lado sombrio de sua natureza -uma capacidade de cometer atos de extrema violência, que percorre a história do país como uma tendência subjacente obscura, desde a época colonial até os dias de hoje. Exemplos disso não faltam: o extermínio dos índios; a supressão das revoltas escravas; a execução dos rebeldes que buscavam a independência brasileira de Portugal, os massacres de camponeses que desafiavam o sistema fundiário rural, a onda de criminalidade atual."

``A cordialidade brasileira também já criou impressões errôneas no campo das relações raciais. Em um nível, brancos e negros são capazes de demonstrar, em seus tratos e relações, um calor humano genuíno, que obscurece as linhas de diferenciação por cor e que levou a um alto grau de integração social, o que constitui uma grande -senão a maior- conquista da sociedade brasileira. No entanto, isso não significa que os brasileiros vivam em uma democracia racial, coisa da qual muitos já se convenceram."

``A abundância de recursos naturais convenceu os brasileiros de que sua terra vai continuar a produzir riqueza ilimitada, capaz de sustentar a marcha nacional à grandeza inevitável. Esta disposição mental se funde calamitosamente com aquilo que o subconsciente brasileiro reteve da mentalidade dos governantes, exploradores e colonizadores portugueses, que viam no Brasil nada além de riquezas a extrair e não tinham intenção alguma de investir qualquer coisa em troca. A consequência disso é uma atitude de descuido em relação à natureza, atitude esta que já empurrou o Brasil até as margens do desastre ecológico."
Tradução de CLARA ALLAIN

Texto Anterior: Invenções de brasilidade
Próximo Texto: Mundo perdeu seu Éden
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.