São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belágua não tem farmácia, cartório ou açougue

CRIS GUTKOSKI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÁGUA (MA)

Um prefeito que tomasse posse hoje no novo município maranhense de Belágua (283 km a leste de São Luís) precisaria percorrer 14 quilômetros em estrada de terra para poder fazer uma ligação telefônica ou enviar uma carta.
Criado em novembro de 1994, o município não tem posto de telefone nem de Correios. Também não possui farmácia, cartório, delegacia, médico, água encanada. Belágua não tem nem açougue.
A maioria dos 3.000 habitantes vive em casas de barro cobertas de palha e utiliza jegues e bicicletas como meio de transporte. ``Ainda assim, dá para contar nos dedos quem tem", afirma a moradora Maria José Vieira. Um jegue custa R$ 60,00: ``É caríssimo", diz.
O comércio local é formado por 20 mercadinhos, que vendem farinha, feijão, arroz e bebidas. Sua principal atividade econômica é a produção de farinha de mandioca, vendida a R$ 0,50 o quilo.
Belágua é um dos 78 municípios criados no Maranhão em 10 de novembro de 94. Vai eleger seu primeiro prefeito em 96.
É difícil achar um morador contrário à emancipação. A maioria crê que, junto com a prefeitura, virão telefones, Correios, hospital. ``Vai ficar uma maravilha", diz Maria do Socorro da Costa.

Texto Anterior: Plebiscitos espalham cidades "nanicas"
Próximo Texto: Município mineiro perde 80% da arrecadação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.