São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Município mineiro perde 80% da arrecadação

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MATEUS LEME E JUATUBA

A emancipação do distrito de Juatuba, em abril de 1992, obrigou o governo de Minas Gerais a socorrer financeiramente o município-sede, Mateus Leme (a 65 km de Belo Horizonte), que perdeu 80% da sua receita.
A maior indústria de Mateus Leme, a cervejaria Brahma, ficou na área do novo município.
A Brahma era responsável por 91,3% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) arrecadado no município.
Os políticos e a população de Mateus Leme realizaram um movimento de protesto contra a falência do município, com passeatas e bloqueio de estradas.
O resultado foi a lei 11.042, aprovada pela Assembléia Legislativa de Minas, assegurando o envio de recursos para a cidade até o ano de 2007.
``Se não fosse essa ajuda, estaríamos falidos", disse o prefeito Francisco Rodrigues da Cunha (PMDB). Segundo ele, a cidade se prepara para o fim do benefício.
``Estou deixando de investir em saúde, saneamento e pavimentação para atrair indústrias e ter de onde tirar o dinheiro no futuro", disse.

Texto Anterior: Belágua não tem farmácia, cartório ou açougue
Próximo Texto: Revanchismo é uma das causas da emancipação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.