São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filarmônica de Buenos Aires faz concertos em SP

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Filarmônica de Buenos Aires está vindo ao Brasil pela primeira vez. A orquestra faz duas apresentações em São Paulo no próximo dia 20: uma no parque Ibirapuera, às 11h, com participação do ator Antônio Fagundes, e outra no Teatro Municipal, às 21h.
A turnê paulistana da orquestra vai custar ao município R$ 100 mil. "Estamos pagando hotel, passagens e alimentação", afirma o secretário municipal de cultura, Rodolfo Konder. "O Pão de Açúcar vai pagar o cachê de Fagundes e a divulgação do evento", diz.
Cachês dos músicos, do maestro Javier Logioia e do clarinetista Martin Tow ficam por conta da prefeitura de Buenos Aires, que trará 30 jornalistas e a chefia da Secretaria da Cultura da cidade.
No Ibirapuera, às 11h, em apresentação gratuita, a Filarmônica toca "Pedro e o Lobo", de Prokofiev, com narração de Antônio Fagundes. No Municipal, às 21h, "O Trenzinho do Caipira", de Villa-Lobos, o "Concerto para Clarineta", de Mozart, e a "Sinfonia nº 2", de Rakhmaninov.
A iniciativa faz parte de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de incrementar relações culturais com outros países do Mercosul. Entre novembro e dezembro, a Secretaria pretende realizar um encontro de escritores.
O ápice da integração seria uma grande mostra cultural do Mercosul, a ser realizada no Centro Cultural entre agosto e setembro de 96, que reuniria música, teatro, dança, exposições e conferências.
Não estão descartadas parcerias com o Teatro Colón de Buenos Aires para baratear o custo das produções operísticas paulistanas, o que não seria inédito. Em 91, a Secretaria pagou US$ 25 mil pelo aluguel dos cenários da ópera "Porgy & Bess".

Texto Anterior: Livro sobre o blues inaugura coleção musical
Próximo Texto: Um computador para cada um, e daí?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.