São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC ataca visão morrinha da sociedade

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que está tentando ``lutar contra essa visão morrinha que existe (na sociedade)", que, segundo ele, ``faz com que as pessoas fiquem olhando sempre para perto, para baixo, sem grandeza e sem perceber que nós estamos vivendo um grande desafio".
Morrinha significa sarna de gado. Em sentido figurado, designa tristeza, melancolia.
O discurso de FHC foi dirigido a um grupo de 50 amigos intelectuais. Eles participaram do lançamento de um livro-resumo do seminário para discutir as tendências econômicas e políticas do Brasil, convocado por FHC em dezembro do ano passado.
Depois da cerimônia, o grupo foi almoçar com FHC no Palácio da Alvorada.
Fernando Henrique disse que as mudanças em curso na sociedade brasileira requerem uma enorme quantidade de energia, que não pode ser buscada só dentro do Estado, mas também da sociedade. ``Vem sob a forma de pressão da sociedade, mas tem de vir também sob a forma de reflexão das elites brasileiras, que têm capacidade de fazer as análises pertinentes".
O presidente disse que foi com esse intuito que ele deu posse, também ontem, ao GAP (Grupo de Análise e Pesquisa). O GAP é coordenado pelo sociólogo Luciano Martins.

Texto Anterior: Congresso recebe emendas da reforma administrativa
Próximo Texto: BC quer pôr dinheiro público no seguro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.