São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente do Chile envia projetos para reduzir poder de militares

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O general Augusto Pinochet, comandante do Exército chileno, pediu aos militares que "guardem silêncio, cerrem fileiras e esperem o destino. A frase tinha como referência os projetos de lei enviados pelo presidente do país, Eduardo Frei, ao Congresso no sentido de reduzir a força de Pinochet.
O general tomou o poder no país em setembro de 1973, em um golpe de Estado, e o abandonou em 1990, mantendo-se como chefe militar. Ontem, ele recebeu uma homenagem pelos 22 anos à frente do Exército -ele assumiu o cargo 19 dias antes de derrubar o presidente Salvador Allende, que o havia nomeado.
Frei quer, entre outras mudanças, permitir que o presidente substitua os chefes das Forças Armadas, o que é proibido pela Constituição de 1980.
Sete pessoas se acorrentaram ao Palácio de la Moneda (sede do governo, em Santiago) em protesto contra as medidas propostas. Os ativistas consideram que os projetos não resolvem a situação dos direitos humanos no país. Policiais cortaram com serras as correntes. Os ativistas eram parentes de desaparecidos durante o regime militar.

Texto Anterior: Fugitivos de repatriação no Zaire já são 130 mil
Próximo Texto: Relação com EUA é a pior em 16 anos, diz China
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.