São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Karadzic reclama de plano de paz dos EUA e pede 70% da Bósnia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, pediu que o plano de paz dos norte-americanos para a região destine 70% do território bósnio aos sérvios. Hoje, suas forças dominam esta porção do território do país.
O plano apresentado pelos norte-americanos destina 49% da Bósnia aos sérvios, o que Karadzic considerou "injusto.
Ontem, os EUA nomearam quatro novos negociadores, em substituição ao grupo que morreu em um acidente no sábado. O país informou a representantes do Grupo de Contato (Espanha, Itália e Canadá) os detalhes do plano.
Soldados franceses atacaram posições dos sérvios da Bósnia nos arredores de Sarajevo (capital) em represália a um bombardeio que matou seis militares da ONU.
As forças da ONU abandonaram o posto de observação de Vogosca, perto de Sarajevo, por causa dos sucessivos ataques.
Pela manhã, o Exército bósnio, se aproveitando do vazio deixado pelos soldados, bombardeou a área na tentativa de ocupá-la.
Atiradores sérvios atacaram um campo de refugiados muçulmanos bósnios próximo a Tuzla, ferindo um mulher. A ONU anunciou, em Genebra, ter provas de que os sérvios cometeram massacres contra os muçulmanos em Srebrenica, após terem tomado a cidade.

Texto Anterior: Deputado americano é condenado por fazer sexo com adolescente
Próximo Texto: Fugitivos de repatriação no Zaire já são 130 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.