São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995 |
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Secretário ainda acredita em cumprimento
DA REPORTAGEM LOCAL O secretário municipal dos Transportes, Carlos de Souza Toledo, acredita que a lei 10.950, que determina a conversão da frota de ônibus para gás natural, possa ser cumprida até janeiro de 2001.A cinco anos do prazo estabelecido pela lei, apenas 1,17% da frota da cidade utiliza o gás natural como combustível. ``Ainda existem problemas técnicos a serem resolvidos, mas acredito no cumprimento da lei", afirma o secretário. Werner Zulauf, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, concorda com Toledo. ``Há uma evolução grande no uso do gás natural. Certamente vamos atingir essa condição até o ano 2001", diz Zulauf. As empresas de ônibus, que terão que converter a frota, não acreditam no cumprimento da lei. Os empresários estudam a possibilidade de uma outra lei, aprovada em 94, tornar a lei 10.950 sem validade (leia texto abaixo). Para o secretário Estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, o uso do gás como combustível deveria ser incentivado por uma política energética nacional. ``Não adianta o município sozinho aprovar uma lei como essa." Ele cita a aprovação, pelo Ministério das Minas e Energia, do uso do gás em veículos de passeio (leia texto abaixo) como um passo importante para o desenvolvimento no uso do combustível. ``A utilização de um combustível de qualidade, além de veículos bem projetados e motores regulados, é essencial no combate à poluição", afirma o secretário. Segundo Feldmann, o governo estadual pretende ``abrir a discussão" sobre o uso do gás. ``Vamos incentivar o uso de combustíveis limpos, como o gás e o álcool." Para Feldmann, no entanto, os ônibus e carros elétricos seriam a melhor solução para combater a poluição. Hoje, São Paulo tem 480 trólebus (ônibus movidos a energia elétrica) -4,23% da frota. Texto Anterior: Grupo quer mais doentes em testes Próximo Texto: Ônibus fabricado no país vai para a Alemanha Índice |
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