São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário ainda acredita em cumprimento

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário municipal dos Transportes, Carlos de Souza Toledo, acredita que a lei 10.950, que determina a conversão da frota de ônibus para gás natural, possa ser cumprida até janeiro de 2001.
A cinco anos do prazo estabelecido pela lei, apenas 1,17% da frota da cidade utiliza o gás natural como combustível.
``Ainda existem problemas técnicos a serem resolvidos, mas acredito no cumprimento da lei", afirma o secretário.
Werner Zulauf, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, concorda com Toledo.
``Há uma evolução grande no uso do gás natural. Certamente vamos atingir essa condição até o ano 2001", diz Zulauf.
As empresas de ônibus, que terão que converter a frota, não acreditam no cumprimento da lei.
Os empresários estudam a possibilidade de uma outra lei, aprovada em 94, tornar a lei 10.950 sem validade (leia texto abaixo).
Para o secretário Estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, o uso do gás como combustível deveria ser incentivado por uma política energética nacional.
``Não adianta o município sozinho aprovar uma lei como essa."
Ele cita a aprovação, pelo Ministério das Minas e Energia, do uso do gás em veículos de passeio (leia texto abaixo) como um passo importante para o desenvolvimento no uso do combustível.
``A utilização de um combustível de qualidade, além de veículos bem projetados e motores regulados, é essencial no combate à poluição", afirma o secretário.
Segundo Feldmann, o governo estadual pretende ``abrir a discussão" sobre o uso do gás. ``Vamos incentivar o uso de combustíveis limpos, como o gás e o álcool."
Para Feldmann, no entanto, os ônibus e carros elétricos seriam a melhor solução para combater a poluição. Hoje, São Paulo tem 480 trólebus (ônibus movidos a energia elétrica) -4,23% da frota.

Texto Anterior: Grupo quer mais doentes em testes
Próximo Texto: Ônibus fabricado no país vai para a Alemanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.