São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus fabricado no país vai para a Alemanha

ROGERIO WASSERMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Mercedes Benz do Brasil, de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), é atualmente a única indústria automotiva a fabricar ônibus com motores movidos a gás natural no país.
A tecnologia foi desenvolvida pela própria empresa.
Por falta de mercado interno, os ônibus produzidos são exportados. A empresa vende 150 motores a gás por ano para a Alemanha.
Segundo Carlos Hollnagel, 36, supervisor de Experiência de Combustão em Motores Pesados da Mercedes, a empresa teria condições de suprir uma eventual demanda para a mudança da frota na cidade de São Paulo.
Hollnagel afirma que os motores a gás poderiam ter seu desenvolvimento acelerado caso houvesse mercado para eles no Brasil.
Segundo ele, os problemas técnicos que os ônibus a gás apresentavam no início de seu desenvolvimento já foram solucionados.
Portaria
O ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito, deve assinar nas próximas semanas uma portaria autorizando a utilização do gás natural como combustível em veículos de passeio.
A medida visa incentivar o uso do gás natural em veículos.
Desde 1992 os táxis e os ônibus já têm essa autorização.
Circulam hoje em São Paulo cerca de 6.000 táxis movidos a gás natural. É a segunda maior frota de táxis a gás do Brasil, só perdendo para a frota do Rio de Janeiro, com cerca de 7.000 táxis.
Na Argentina, onde o programa de incentivo ao gás tem mais de dez anos, são 200 postos para uma frota de 200.000 veículos.
(RW)

Texto Anterior: Secretário ainda acredita em cumprimento
Próximo Texto: Autor da lei critica falta de punição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.