São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Favela está instalada desde 79

ESPECIAL PARA A FOLHA

O loteamento ``Vila Andrade" foi criado em 1955. Um mapa fotográfico feito em 1966 mostra que a área estava coberta por vegetação arbustiva e inexistia no local qualquer equipamento urbano (iluminação, por exemplo).
Seis anos depois, em 1973, foi feita uma nova planta fotográfica. A área do loteamento possuía ainda muitas árvores, algumas das quais nos leitos das futuras ruas. Mas já podia verificar-se a existência de seis barracos no local.
Pelos depoimentos colhidos no processo, em 1979 a favela estava instalada e consolidada no local. E os nove lotes reivindicados na ação julgada pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo foram adquiridos em 1978 e 1979.
Isso significa que na época da compra, os lotes reivindicados já compunham a favela. Os proprietários entraram na Justiça em dezembro de 1984.
Para se ter uma idéia da transformação que a área sofreu, a perita judicial nomeada para atuar no caso levou quatro anos para conseguir localizar as duas ruas em que originalmente ficavam os lotes.
A região teve também a intervenção da Prefeitura, que lá instalou água, iluminação pública e luz domiciliar. ``Tudo a revelar uma vida urbana estável, no seu desconforto", diz a decisão do TJ.

Texto Anterior: Falta de 'função social' pode até destituir a propriedade
Próximo Texto: Juiz rejeita tese do usucapião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.