São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telê cobra regularidade do São Paulo

ARNALDO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo estréia hoje no Brasileiro sob pressão.
O técnico Telê Santana exige a vitória sobre o Atlético-MG e quer que o time mantenha uma regularidade durante toda a competição, abandonando as oscilações do Campeonato Paulista.
Telê valoriza, e muito, o Brasileiro. ``É um torneio em que os três pontos valem desde o início, em que todos os jogos são importantes", afirmou.
O treinador já fez até uma projeção para o São Paulo conseguir a sua classificação. Neste campeonato, apenas os campeões dos turnos (dois de cada grupo) se classificam para as semifinais.
``Temos que ganhar, pelo menos, 25 pontos no primeiro turno. Se perdermos três jogos, estamos fora", disse Telê.
O São Paulo mudou pouco em relação ao time que fracassou no Campeonato Paulista.
O goleiro é Zetti. Na defesa, Gilmar retornou da Portuguesa e conquistou a vaga de Wilson Gottardo, que voltou para o Botafogo. Gilmar formará a zaga com Pavão, Bordon e André.
No ataque, os ex-juniores Catê e Cláudio Moura -este disputou o Paulista pelo XV de Piracicaba- ganham uma nova chance de se livrarem do estigma de ``eternas promessas".
O meia-atacante Juninho jogará mais recuado, com a função de armar o time. Os outros componentes do meio-campo continuam sendo Alemão, Donizete e Denílson.
O preparador físico do São Paulo, Altair Ramos, disse que os jogadores do time receberão tratamento individualizado durante o Campeonato Brasileiro.
O desempenho desigual dos atletas durante os testes físicos, realizados nesta semana, contribuiu para a decisão do preparador.
O grupo teve uma média de 15,9 km/h na avaliação do limiar anaeróbio, que mede a resistência física dos atletas.
Alguns jogadores, como os volantes Alemão e Danilo, atingiram 18 km/h e farão apenas um trabalho de manutenção.
Outros, como os meias Sierra e Palhinha, que estão abaixo da média do grupo, serão mais exigidos. Sierra tem que aperfeiçoar o arranque e a agilidade e Palhinha precisa melhorar a resistência.
Juninho está entregue aos nutricionistas do clube, já que precisa recuperar 2 kg para voltar ao seu peso ideal (59,5 kg).
O zagueiro Pedro Luís e o meia Toninho Cerezo, recém-contratados, deverão atingir a média do grupo (15,9 km/h) antes de serem liberados para as partidas.
Jogadores que estão voltando de contusões graves, como o lateral-esquerdo Ronaldo Luís (que operou o joelho e o apêndice) e o volante Axel (que operou o tornozelo), iniciarão o trabalho ``do zero", segundo Altair Ramos.
``Todo grande clube tem que apresentar um trabalho específico de preparação física. Vamos trabalhar as deficiências de cada jogador, para colocá-los no mesmo estágio na fase decisiva do campeonato", disse Ramos.
(AR)

NA TV
Globosat/Sportv, ao vivo, às 16h, e ESPN Brasil, VT, às 17h

Texto Anterior: PM acha difícil fechar torcidas
Próximo Texto: Clube define patrocinador até sexta-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.