São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
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Visconti roteirizou obra-prima de Proust

SÉRGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

James Cain, Dostoievski, Lampedusa, Maupassant, Camus, Thomas Mann, D'Annunzio foram alguns dos autores adaptados à tela por Luchino Visconti (1906-1976). Por pouco não filmou também Robert Musil (``Os Desatinos do Jovem Toerless", com Helmut Berger, por volta de 1964), Raymond Radiguet (``O Baile do Conde d'Orgel", recém-traduzido no Brasil) e Thomas Mann (não apenas foi um dos que se candidataram a rodar ``A Montanha Mágica", como também pensou em adaptar ``José e Seus Irmãos" para um dos episódios de ``A Bíblia", que Dino De Laurentis preferiu produzir depois, sob as ordens de John Huston).
Seu projeto mais ambicioso, envolvendo uma obra literária, foi ``Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust, que começou a adaptar no final dos anos 60. Chegou a fazer algumas locações em Paris e na Normandia, nos primeiros meses de 1971, mas desentendeu-se com a produtora Nicole Stéphane, e o projeto foi abandonado.
Uma vez mais, o alemão Volker Schloendorff pegou a sobra. Ele, que já filmara ``Os Desatinos do Jovem Toerless", em 1966, reduziu a proustiana busca a ``Um Amor de Swann", em 1984. Ao que consta, a produtora do filme assustou-se mais com a ênfase que Visconti daria à decadência de uma certa sociedade francesa do que com os temas do amor, do ciúme e do homossexualismo. Visconti, que considerava a ``Busca" uma ``autobiografia contada por um grande, um sublime visionário", não via como retratar a ``imensa teia de aranha" do romance sem esmiuçar as tramas sociais da França do final do século 19.
``É no interior de um quadro social específico que se armam os temas psicológicos e morais do livro", declarou a um jornalista francês. A quem revelou, ainda, ser a substância de seu filme ``asperamente polêmica e asperamente poética, como a própria busca de Marcel".
Em 1972, Joseph Losey (1909-1984) encomendou uma adaptação da mesma obra ao dramaturgo inglês Harold Pinter. Um ano depois, Pinter entregou o roteiro, que só chegaria ao público sob a forma de outro livro. Losey jamais conseguiu financiamento para o seu projeto.

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