São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os filmes invisíveis

"O Médico e o Monstro"
A versão do livro do escritor americano Robert Louis Stevenson (1850-1894) foi um dos projetos que Fritz Lang tentou realizar em Hollywood, mas acabou desistindo.

"O Diário de Anne Frank"
Antes de ser adaptado por George Stevens, o drama da menina judia que viveu escondida numa casa em Amsterdã durante os anos da Segunda Guerra foi outro projeto frustrado de Lang.

"A Montanha Mágica"
O romance do alemão naturalizado americano Thomas Mann (1875-1955, foto) passou pelas mãos de Douglas Sirk, Erich von Stroheim e Luchino Visconti, mas nunca chegou às telas.

"O Primo Basílio"
A obra-prima do português Eça de Queiroz despertou o interesse do diretor Erich von Stroheim, que tentou filmá-la em 1955.

"O Amante de Lady Chatterley"
A obra do romancista britânico D. H. Lawrence (1885-1930, foto) ganhou adaptação de Aldous Huxley, em parceria com Christopher Isherwood, W. H. Auden e Samuel Beckett. Nada a ver com a versão de Just Jaeckin com Sylvia "Emanuelle Kristel.

"Dom Quixote"
O livro do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616) foi um dos projetos de Howard Hawks, que queria Cantinflas no papel de Sancho. O romance picaresco ganhou uma versão não concluída nas mãos de Orson Welles.

"A Condição Humana"
O filme a partir da obra do escritor francês André Malraux (1901-1976) chegou a ser rodado por Fred Zinemamm em 1970. Com Eiji Okada e Liv Ullmann nos papéis principais, nunca foi distribuído.

"Ulisses"
A epopéia linguística do escritor irlandês Joyce (1882-1941) esteve entre as intenções de Serguei Eisenstein e também de Welles, mas permanece "infilmável".

"O Pequeno Príncipe"
O drama existencial do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) chegou a ser desenvolvido por Welles, antes de ganhar uma adaptação hollywoodiana nos anos 70. O roteiro de Welles foi publicado na Itália em 1994.

"Coração das Trevas"
O livro do escritor britânico Joseph Conrad (1857-1924) foi um dos projetos mais acalentados por Welles. A adaptação para a Guerra do Vietnã acabou sendo feita por Francis Ford Coppola em "Apocalipse".

"A Viagem no Caminhão"
O argumento do escritor italiano Italo Calvino (1923-1985) pretendia, se produzido, abordar as diferentes tomadas de posições adotadas pelos italianos durante a Segunda Guerra.

"Amerika"
Fellini acalentou durante décadas a idéia de transpor esse romance do escritor tcheco Franz Kafka, publicado postumamente (e inacabado) em 1927. Em 1986, o diretor criou um esboço de roteiro, em colaboração Tullio Pinelli e chegou a fazer testes de elenco. Parte do projeto (jamais rodado) aparece no filme ``Entrevista" (1987).

Texto Anterior: LUCHINO VISCONTI SUSO CECCHI D'AMICO
Próximo Texto: História oculta do cinema brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.