São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio começa à 0h nas zonas sul e oeste

DA REPORTAGEM LOCAL

Começa amanhã o rodízio de água que vai atingir 1,8 milhão de pessoas nas zonas sul e oeste de São Paulo. O abastecimento ficará interrompido por 24 horas e será retomado por dois dias.
Serão afetados bairros como Morumbi, Jabaquara e Chácara Flora (veja quadro ao lado). Outras 2,2 milhões de pessoas já enfrentam os rodízios na cidade. São 340 mil na zona leste e o restante em áreas de rodízio permanente.
O esquema foi implantado por causa de um déficit na produção de água tratada e de problemas nas redes de distribuição.
Os problemas foram agravados com o aumento da demanda, provocado pelas altas temperaturas do inverno. Isso fez com que determinadas áreas ficassem desabastecidas constantemente.

Protesto
Moradores do bairro de Pirituba (zona norte) reuniram-se ontem com representantes da Regional Pirituba da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para discutir a falta de água na região.
Eles ameaçam entrar com uma ação popular contra a empresa, baseados no artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, que diz que empresas públicas devem manter a população informada sobre os serviços que prestam.
Mesmo não atingidos pelo rodízio, alguns bairros abastecidos pelo reservatório de Pirituba sofrem com a falta de água há três semanas. O reservatório abastece 130 mil pessoas.
Segundo o gerente de Operações da Regional, Alceu Sampaio de Araújo, a falta de água acontece porque o sistema está obsoleto. Quando acontecem picos de consumo -como o causado pelo calor das últimas semanas- a produção não é suficiente para abastecer toda a região.
Para Araújo, não há necessidade imediata de a zona norte entrar no rodízio, mas essa possibilidade não está descartada.

Texto Anterior: Sabesp anuncia obras sem ter dinheiro
Próximo Texto: PM afasta 2 por tiroteio e morte em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.