São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Informatizar a educação

A Secretaria de Educação anuncia o cadastramento e o controle informatizado de dados relativos ao número de alunos matriculados, local de estudo e desempenho escolar, nas redes estadual e municipais do Estado de São Paulo. A partir daí será possível evitar desperdícios na alocação de recursos materiais e humanos para o gerenciamento do sistema escolar estadual.
Outros efeitos salutares da iniciativa podem ser previstos. Facilitando-se o acesso a registros de notas, frequência e histórico dos alunos, acompanha-se melhor sua vida escolar, criando-se mecanismos contra a evasão e a repetição. Além disso, parte dos recursos poderá ser melhor empregada na remuneração e no preparo de professores, fatores decisivos para a conquista de qualidade na educação.
Porém, é necessário que a informatização de dados, por hora voltada apenas aos alunos da rede, atinja igualmente seus profissionais, para que se tenha um perfil mais preciso de sua qualificação. A gestão informatizada permitiria também elaborar uma ampla análise comparativa do desempenho das escolas públicas e a promoção de políticas de curto prazo para corrigir distorções.
Longe de ser apenas uma iniciativa burocrática, a administração escolar informatizada pode oferecer um vasto leque de opções para a modernização da educação no país.

Texto Anterior: Futuro incerto
Próximo Texto: Na contramão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.