São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995 |
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Consumo sobe no feriado; venda a prazo cresce 39%
MÁRCIA DE CHIARA
Na sexta-feira e no sábado, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebeu 87.553 consultas, 39,3% a mais em relação a igual período da semana anterior. Já a venda à vista, medida pelas consultas ao Telecheque, teve queda 2,2% no mesmo período. "Foi um final de semana muito bom para o crediário. O resultado nos surpreendeu", diz Marcel Solimeo, economista da ACSP. O que alavancou a venda, explica, foi o fato de o pagamento do salário ter coincidido com um dia de funcionamento normal das lojas (sexta-feira) no meio de um feriado prolongado. É que as compras da quinta-feira acabaram sendo transferidas para sexta-feira. Dados da ACSP mostram que as consultas ao SPC na última sexta-feira foram 18,2% maiores em relação às do dia seguinte, o sábado. Também no Telecheque, as consultas da sexta superaram em 24,8% as do sábado. Isso contraria o movimento normal do comércio. Quem não viajou, diz Solimeo, aproveitou o feriado prolongado para comprar eletroeletrônicos. Eldo Moreno, diretor comercial do Magazine Luiza, confirma: "Na sexta e no sábado, nossas vendas superaram em 40% as metas da promoção, iniciada dia 4." Segundo ele, todas as linhas de produtos tiveram boa saída. A perspectiva é fechar setembro com crescimento de 20% nos negócios, na comparação com agosto. Na rede Cem, o quadro é semelhante. Entre sexta e sábado, a empresa faturou R$ 1,5 milhão. Normalmente, a média diária de vendas nesses dias não chega a R$ 1 milhão, segundo Natale Dalla Vecchia, sócio-diretor. Entre os dias 1º e 9 de setembro, a empresa vendeu 11% a mais em relação a agosto e 30% acima de igual período de 94. Segundo Dalla Vecchia, esse resultado está sendo obtido sem promoções. Para Solimeo, o repique dos negócios do crediário no último final de semana não define a tendência do comércio para o mês. Nos dez primeiros dias de setembro, a média diária de consultas ao SPC foi 9,6% maior em relação a igual período de agosto; o Telecheque registrou crescimento de 19,2% no mesmo período. Segundo o economista, esse aumento se deve ao menor número de dias úteis até agora. A tendência é setembro repita o resultado de agosto. Sobre igual período de 94 as vendas a prazo estão 3,2% menores, e à vista, 34% maiores. Texto Anterior: A falta do senso de urgência Próximo Texto: Setembro define flexibilização Índice |
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